Após pressão, Samsung muda postura sobre carregadores no Brasil
Compradores de celulares Galaxy receberão item em casa. Presidente do Procon-SP elogia postura
A Samsung no Brasil tornou permanente o envio gratuito de carregador para compradores dos celulares mais requisitados do momento, como o recém-lançado Galaxy S22. Não existe mais um prazo final para ação junto aos clientes. A decisão, que está na pauta de diversas autoridades, inclusive em âmbito federal, rendeu elogios do Procon-SP.
Faz dois anos que a companhia repetiu os passos da Apple e optou por retirar o componente da caixa dos lançamentos. Muitos criticaram, principalmente pelo alto valor cobrado por smartphones como o Galaxy S21, de 2021. Tanto clientes quanto órgãos de defesa do consumidor alegavam que o carregador é fundamental para o funcionamento do produto.
Foi uma decisão corporativa tomada na Coreia do Sul com abrangência em todo o mundo. Especificamente no Brasil, a empresa adotou a postura de oferecer o carregador de graça. O cliente só precisaria se cadastrar num formulário online e enviar uma cópia da nota fiscal.
No entanto, havia uma data-limite para cada uma das ações temporárias.
Este importante detalhe dentro do mecanismo pensado pela fabricante muda a partir de agora. O documento oficial passa a determinar a validade “até a vida final do produto”. Com o programa permanente, alguém que opte pelo Galaxy S22 de 2022 em 2024 ainda estará coberto pelo benefício.
Presidente do Procon-SP elogia ação
“A Samsung está agindo de modo correto. A decisão mostra que a legislação consumerista do Brasil é muito forte”, avalia Fernando Capez, presidente do Procon de São Paulo. Ele explica que a gigante sul-coreana foi além do esperado ao atender também aos compradores que não seriam beneficiados pela regra anterior (com data-limite).
O novo regulamento do “Samsung para Você” estabelece que os clientes têm 30 dias após a compra do telefone para solicitar o carregador. Já o período para a entrega do item aos clientes elegíveis é de mais 30 dias. O Procon-SP pretende fiscalizar o cumprimento desta regra.
Em comunicado à imprensa, a empresa declarou que a ação “está em linha com o comprometimento da Samsung com seus consumidores neste período de transição”.
Apple iniciou mudanças na entrega de carregadores
A Apple, agora, é a única fabricante de celulares que não oferece adaptador de tomada na caixa do iPhone 13, entre outros modelos. A empresa americana alega motivações ambientais. Ela recebeu diversas multas e está na mira do Ministério da Justiça.
“A Apple é a vilã da história. Nós continuamos a censurar a postura da companhia”, afirma Capez.