Golpe de entregadores de apps de comida crescem em SP
Reclamações no Procon-SP contra IFood, Rappi e Uber Eats aumentaram 186%. Diretor do órgão, Fernando Capez, aponta responsabilidades de apps.
O Procon-SP observou aumento de 186% nas reclamações sobre golpes aplicados por entregadores de apps de comida. De acordo com Fernando Capez, Diretor Executivo do órgão, de janeiro a maio deste ano, foram registrados 249 atendimentos contra as empresas Ifood, Rappi e Uber Eats, já no mesmo período do ano passado foram 87.
O aplicativo IFood teve 44 reclamações em 2020 e 80 em 2021, um aumento de 81%; contra o Rappi foram 29 casos ano passado e 105 nesse ano, 262% de aumento; e contra o Uber Eats foram 14 contra 64, 357%. “Com a pandemia esses golpes aumentaram muito. Quem for vítima e for cobrado em valor incorreto, deve acionar o Procon-SP”, afirma Fernando Capez, diretor executivo do Procon-SP.
De acordo com as reclamações, os consumidores são cobrados em valores indevidos pelo entregador do app, só percebem o golpe após os valores serem debitados e, apesar de reclamarem com a empresa responsável, não conseguem reaver os valores. “Nós iremos apurar a responsabilidade da empresa e acionar a polícia. As empresas de delivery devem responder pelos problemas e ressarcir o consumidor”, completou Capez.
Valores reclamados no Procon chegam a quase meio milhão
A soma dos valores reclamados pelos consumidores no Procon até junho deste ano já é de quase 500 mil reais – mais de 200 mil reais do IFood, mais de 200 mil reais do Rappi e quase 80 mil reais do Uber Eats.
Há relatos de consumidores que receberam uma máquina para fazer o pagamento cujo visor estava quebrado; outros que foram informados pelo entregador que deveriam pagar um valor a mais (“valor da entrega”, “taxa de serviço”); casos em que receberam uma ligação do restaurante informando sobre a cobrança de uma “taxa de entrega” e pedindo os dados do cartão; e casos em que o entregador liga dizendo ter sofrido um acidente.
Fernando Capez elenca dicas para evitar golpes
“O consumidor deve procurar fazer o pagamento no momento do pedido, de forma online, evitando pagar na hora da entrega, que é o momento em que o golpe é aplicado. E lembrar que não existe taxa de entrega ou outra taxa extra. Qualquer ocorrência diferente deve ser comunicada à empresa”, avisa o diretor.
- O consumidor deve ficar atento ao receber as entregas dos aplicativos de comida:
- Não utilizar máquina com o visor quebrado ou que não permita a leitura dos dados.
- Conferir o valor da compra e, de preferência, pagar somente no aplicativo.
- Não passar os seus dados por telefone.
- Desconfiar caso o entregador informe que é necessário pagar algum valor extra.
- Caso tenha alguma dúvida, deve entrar em contato com o local onde pediu a comida.
- Em caso de problema registre reclamação no Procon-SP no site www.procon.sp.gov.br ou aplicativo.