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Black Friday: Procon-SP recebe mais de 700 reclamações

Black Friday: Procon-SP recebe mais de 700 reclamações

Número teve crescimento de apenas 3% em relação à última data. Presidente do órgão Fernando Capez vê resultado positivo

 

O Procon-SP recebeu 703 reclamações de consumidores que tiveram problemas nas compras ou contratações na Black Friday até a tarde do dia 29 de novembro. A B2W (Americanas.com, Submarino, Shoptime, Sou Barato e Lojas Americanas) teve 15% das queixas e a Via S/A (Casas Bahia, Ponto Frio e Extra.com) 14%. De acordo com o presidente do órgão Fernando Capez, foram recebidas 457 consultas e pedidos de orientação sobre o tema.

As principais reclamações foram sobre atraso ou não entrega da encomenda (174 reclamações, 25% do total); pedido cancelado após a finalização da compra (162 reclamações, 23% do total); mudança de preço ao finalizar a compra (79 ou 11%); maquiagem de desconto – quando o desconto oferecido não é real (77 ou 11%); e produto ou serviço indisponível (75 ou 11%).

Número de reclamações tem aumento de apenas 3% em 2021

Na Black Friday do ano passado foram registrados 1.107 atendimentos (726 reclamações e 381 consultas e orientações nas redes sociais). Segundo o presidente do Procon-SP Fernando Capez, neste ano, o número de reclamações manteve-se estável, com leve aumento de 3%.

“Muitos consumidores consultaram o Procon-SP, o que demonstra que as pessoas estão mais cautelosas antes de fechar suas compras e se precavendo de eventuais golpes. Com o consumidor fazendo mais pesquisa, consultando a credibilidade do site, a reputação da empresa, prestando atenção ao preço total oferecido, acrescido à cobrança de frete, de encargos etc. as reclamações se reduzem aos problemas mais corriqueiros, como atraso e cancelamento do pedido. O balanço geral é positivo”, afirmou Capez.

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