fbpx

Redes Sociais:

Image Alt

Banco Central terá que esclarecer ao Procon-SP sobre vazamento de 160 mil chaves Pix

Banco Central terá que esclarecer ao Procon-SP sobre vazamento de 160 mil chaves Pix

Presidente do órgão Fernando Capez afirma que instituição terá que responder quais prejuízos podem ser causados aos cidadãos

O Banco Central do Brasil (BC) terá que prestar esclarecimentos ao Procon-SP sobre o vazamento de mais de 160 mil chaves Pix da empresa Acesso Pagamentos. Na notificação, o órgão questiona sobre os prejuízos que podem ser causados aos usuários pela utilização indevida dos dados vazados e se já há registro de danos causados aos cidadãos pelo vazamento.

“O Procon já fez vários alertas ao BC sobre cautelas que devem ser tomadas no Pix, até agora ignoradas”, afirmou Fernando Capez, presidente do órgão. O Procon-SP já havia recomendado, por exemplo, que o BC limitasse o valor de transações via Pix e a possibilidade de bloqueio do valor transferido pela ferramenta por até 72 horas como medidas de segurança.

O órgão de defesa do consumidor pede, ainda, que o Banco Central esclareça sobre os procedimentos que devem ser adotados por quem teve os dados vazados e se há necessidade de tomar providências junto ao próprio BC ou outras instituições financeiras.

Banco Central responde

Em nota divulgada na imprensa, o BC ressaltou que dados sensíveis e protegidos pelo sigilo bancário como senhas, saldos e informações de movimentações não foram expostos. As únicas informações que vazaram são de natureza cadastral, que não permitem movimentação de recursos, de acordo com o BC.

 

Add Comment